4 de ago. de 2017

Apresentação




Este texto do poeta Mario Quintana fala sobre o verbo ser.

No início era o Verbo. O verbo Ser.
Conjugava-se apenas no infinito. Ser, e nada mais.
Intransitivo, absoluto.
Isso foi no princípio. Depois transigiu, e muito.
Em vários modos, tempos e pessoas.
Ah, nem queiras saber o que são as
pessoas: eu, tu, ele, nós, vós, eles...
Principalmente eles!
E ante essa dispersão lamentável, essa verdadeira explosão do SER
em seres, até hoje os anjos ingenuamente se interrogam por que
motivo as referidas pessoas chamam a isso de CRIAÇÃO...

(Mário Quintana, in Prosa & Verso)

Mario Quintana traduziu várias obras do francês para o português e contribuiu, sobremaneira para o incremento da cultura nacional, mas apesar disso, nunca foi lembrado pelos acadêmicos da ABL.

Nós nos lembramos dele e vai aqui nossa modesta homenagem.

Agora, observe que este texto é muito significativo porque nos remete a algumas noções básicas sobre o quê é o verbo, o verbo ser.

A leitura deste texto mostra também a importância de conhecermos os verbos ingleses e portugueses.

Se pensarmos na importância dos verbos nas provas de vestibular e concursos, veremos que certamente todas as questões, de um modo ou de outro, as bancas exigem o conhecimento dos tempos verbais, da estrutura das frases, etc.

Portanto, se não conhecermos, por exemplo, os tempos verbais e seu uso teremos poucas probabilidades de obter uma boa pontuação.

Sentimos essa dificuldade, quando iniciamos o estudo dos verbos ingleses.

Percebemos que a matéria é apresentada de forma deficiente, geralmente segmentada, fracionada, sem apresentar aos estudantes a noção do todo, que, como sabemos, é um importante fator de aprendizagem e mesmo para a memorização de qualquer conteúdo.

Note que sempre inciamos um estudo qualquer devemos ter presente a noção do todo para depois estudarmos detidamente a estrutura das suas partes, pois assim o estudo será mais proveitoso.

Esse é o método de aprendizagem, conhecer o todo e depois estudar as partes, mais eficiente empregado no estudo de línguas, ao lado do emprego concomitante de textos, vídeos e áudios.

Votando ao nosso tema, geralmente o estudo dos verbos ingleses é apresentado em etapas: primeiro o verbo to be, depois o present tense, depois o past, etc., mas não é apresentado ao mesmo tempo a sua classificação, seu emprego, etc.

Além disso, justamente quando esperamos esclarecer nossas dúvidas, aparecem nos livros expressões do tipo estudaremos mais adiante ..., tratamos disso em nosso livro ..., veja no capítulo x mais detalhes ..., etc.

O estudante não é tolo e percebe que isso nada mais é que um artifício com pano de fundo econômico, onde subjacente está o interesse na venda de alguma apostila ou um porduto qualquer.

Russeau tentava sintetizar suas argumentações em poucas palavras; em poucas palavras, para nós, isso significa tentar faturar mais com pouco conteúdo.

Pensado nisto e buscando consolidar o resultado de nossas pesquisas e apontamentos, achamos conveniente e útil compilar todos os pontos relacionados ao estudo dos verbos ingleses neste E-book.

Na elaboração deste estudo foram consultadas vários livros de gramática inglesa e websites, os quais você poderá conhecer acessando os tópicos Fontes de Consulta na Internet e Bibliografia.

Esperamos que este E-book atenda uma nova demanda por e-books dedicados ao estudo de um tema gramatical específico, pois percebemos que aqueles que acessam nossos blogs têm demonstrado uma preferência por conteúdos relacionados ao estudo dos verbos.

Então o resultado está aí: um estudo consolidado e completo, com os tópicos essenciais relacionados aos verbos ingleses, inteiramente grátis.

O conteúdo deste E-book poderá ser acessado e baixado gratuitamente nos seguintes endereços:

1) No Blog Estudando os Verbos Ingleses


2) No Canal do YouTube Estudando Língua e Temas Diversos


Esperamos ter abordado nas aulas deste estudo todos os aspectos essenciais relacionados aos verbos ingleses, especialmente aqueles solicitados em exames vestibulares, concursos públicos e em testes afins.

Naturalmente, acreditamos que este E-book não é um estudo final, mas sim, que pode ser melhorado com sua participação, estudante de inglês.

Para ajudar a melhorar o conteúdo deste E-book e tornar as aulas mais objetivas, primeiro estude todas as aulas e depois, se você perceber algum erro ou quiser sugerir algum conteúdo não abordado relacionado aos verbos ingleses, envie sua sugestão usando o Formulário de Contato existente no Blog Estudando os VerbosIngleses.

Além de sugerir novos conteúdos, solicitamos que você poste seus comentários no Blog pois seu conhecimento ou suas dúvidas sobre o idioma inglês serão compartilhadas e discutidas com os demais estudantes.

Lembre-se que sempre estaremos atentos aos seus comentários e sugestões e que lá postaremos nossos comentários. Neste intercâmbio, todos os estudantes permanecerão estimulados na busca de novos conhecimentos.

Mas nunca esqueça desta regra de ouro: todos nós sempre temos dúvidas e a melhor forma de aprendizagem é, por mais incrível que pareça, com os erros, pelo simples fato de que esquecemos facilmente dos elogios mas dos erros não esquecemos tão facilmente.

E para achar a solução certa para nossas dúvidas é necessário compartilhá-las com os demais estudantes, sem medo, pois eles podem ter dúvidas ou dificuldades semelhantes.

Esperamos que este E-book seja do seu agrado e lhe desejamos um proveitoso estudo dos verbos ingleses.

Thank you and see you soon!




Nenhum comentário:

Postar um comentário