7 de ago. de 2017

Aula 02.A – Verbos de Estado (Stative Verbs) ou Verbos sem Ação (Non-action Verbs)



Non-action verbs (ou stative verbs), são verbos que expressam um estado, uma condição ou situação, em vez de uma atividade, uma ação ou evento, como be ou know, em oposição a run ou grow.

Verbos com significados Non-action

I want to go fishing.
Eu quero ir pescar.

He owns a big boat.
Ele é dono de um barco grande.

The weather seems fine.
O tempo parece bom.

They hate fish.
Eles odeiam peixe.


Verbos com ambos os significados: non-action  e action

Non-action
Action
The fish weighs five pounds.
O peixe pesa cinco libras.

We think it's a good day for fishing.
Nós achamos que é um bom dia para pescar.

This fish tastes delicious.
Este peixe tem um gosto delicioso.

This food smells good.
Este alimento cheira bem.

He's weighing the fish now.
Ele está pesando o peixe agora.

We're thinking about going.
Estamos pensando em ir.

I'm tasting the fish now.
Estou provando o peixe agora.

The cook is smelling the food.
O cozinheiro está cheirando a comida.

1. Muitos verbos descrevem estados ou situações ao invés de ações.
Estes verbos são chamados non-action verbs ou stative verbs.

John has a boat.
João tem um barco.

O verbo has descreve uma situação de João, não algo que ele está fazendo.

Muitos non-action verbs não são normalmente usados no present progressive, mesmo quando descrevem uma situação que está ocorrendo agora.
           
He wants fish for dinner.
Ele quer peixe para o jantar.

Não: He is wanting fish for dinner.


2. Non-action verbs são verbos que normalmente:

a. descrevem um estado de ser

be, feel
ser, sentir

Jane is tired but happy.
Jane está cansada mas feliz.

She feels good.
Ela sente-se bem.

b. expressam emoções

hate, like, love
diar, gostar, amar

Do you like my new dress? I love it!
Você gosta do meu vestido novo? Eu amei-o.

c. descrevem estados mentais

know, remember, believe, think [= believe], suppose, understand
conhecer, lembrar, acreditar, pensar [= acreditar], supor, entender)

I know a lot of good recipes.
Eu conheço um monte de boas receitas.

Ari remembers your number.
Ari lembra o seu número.

I think you're right
Eu acho que você está certo

d. mostram posse

have, own, possess, belong
ter, possuir, possuir, pertencer

Cesar has a headache.
Cesar tem uma dor de cabeça.

Some students own microwaves.
Alguns estudantes possuem microondas.

e. descrevem percepções e sentidos

hear, see; smell, taste, feel, notice, seem, look [= seem], appear, sound
ouvir, ver; cheirar, provar, sentir, notar, parecer, olhar [= parecem], aparecem, soar


I hear the telephone.
Eu ouvi o telefone.

Dina seems tired.
Dina parece cansada.

f. descrevem necessidades e preferências

need, want, prefer
precisar, querer, preferir

I need a pen.
Eu preciso de uma caneta

g. descrevem medições

weigh, cost, contain
peso, custo, conteúdo

How much does it cost?
Quanto isto custa?

3. Be careful!

Alguns verbos podem ter significados non-action e action

taste, smell, feel, look, think, have, weigh
sabor, cheirar, sentir, olhar, pensar, ter, pesar


NON-ACTION

I taste garlic. Did you put some in here?
Eu senti gosto de alho. Você colocou alguns aqui?
(Eu notei o gosto de alho.)

The soup tastes good. Try some.
A sopa tem um gosto bom. Experimente um pouco.
(A sopa é boa.)

ACTION

I'm tasting the soup to see if it needs more salt.
Eu estou provando a sopa para ver se ela precisa de mais sal.
(Eu estou experimentando a sopa.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário